Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Levitas
Qual o melhor cantor gospel da atualidade?
Fernandinho
Davi Saccer
Regis Danese
Lázaro
André Valadão
Marquinhos Gomes
David Quinlan
Nani Azevedo
Ver Resultados


Rating: 2.9/5 (903 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

Show do Cristão

Blog Ebooks Grátis


Beijoqueiros(as):Cuidado!
Beijoqueiros(as):Cuidado!

Beijar na boca pode transmitir doenças

por Gilberto Coutinho

Os beijoqueiros devem ter cautela durante o ano todo, mas principalmente no Carnaval, onde muitos intensificam o ato de beijar. O beijo na boca pode transmitir várias doenças. É claro que, dado com carinho, afeto e paixão, o beijo acalma, relaxa e combate o estresse.

No entanto o hábito de “ficar”, de beijar várias pessoas, geralmente desconhecidas, em uma mesma noite, não é nada salutar, pois, além de bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças. 

Doenças transmitidas pelo beijo

• carie Cárie dental – doença infectocontagiosa causada por bactérias como Streptococcus mutans, que provoca a desmineralização do esmalte do dente, ocasionando destruição localizada, progressiva e irreversível. 

• Gengivite –   DOEinflamação da gengiva, causada por bactérias (placas), que pode se agravar e atingir o osso alveolar, o qual envolve e mantém firmes os dentes. Tem-se observado o aumento do número de casos de gengivite. É de se crer que, além da ausência de cuidados com a higiene bucal, a prática do “ficar”, muito comum entre os jovens e adultos de hoje, esteja contribuindo para isso. 

• Faringite – FARI inflamação da faringe, região situada entre as amígdalas e laringe (onde se forma a voz), pode ser causada por vírus e bactérias. 

• Laringite – LARIinflamação aguda ou crônica da laringe (onde estão as cordas vocais), causada por vírus e também bactérias. 

•Amigdalite –  AMIGDAinflamação das amígdalas, geralmente provocada por uma infecção estreptocócica (bacteriana) ou, com menos frequência, por uma infecção viral. 

• Herpes lábial –  HERPES afecção cutânea aguda causada pelo Herpes simplex vírus.

• Mononucleose –mono é uma doença de progressão benigna e muito comum; 79% dos casos são causados pelo vírus Epstein-Barr, e 21%, pelo Cytomegalovirus, ambos transmitidos pelo beijo, saliva e troca de outras secreções. Caracteriza-se por febre, aumento do número de monócitos (globulos brancos) no sangue, angina (sensação de angústia, opressão torácica, devido a um fornecimento insuficiente de oxigênio ao coração), aumento do volume do baço, erupções cutâneas, etc. 
• Hepatite A e B – infecção inflamatória do fígado. A vacinação pode preveni-la. 

• Meningite – inflamação das meninges (conjunto das três membranas que envolvem o eixo cerebroespinhal). Pode ser cerebral, espinhal ou cerebroespinhal, de origem bacteriana, tóxica, parasitária ou secundária a diversas doenças. 

• Gripe – doença infecciosa muito contagiosa, quase sempre epidêmica, devido a vários vírus do grupo Myxovirus influenzae. 
• Tuberculose – doença infecciosa e contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).

 

• A saliva não transmite o vírus da AIDS, que só é transmitido através do sangue. Se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea.